Video toda quinta-feira - YouTube
Por: Emanuela Costa - PENSEAI
As Montanhas Capixabas, localizadas no estado do Espírito Santo, são um destino turístico encantador e repleto de belezas naturais, além disso, a gastronomia local é um verdadeiro deleite para os amantes da boa comida.
O casal do Pense Aí, Ciro e Manu participaram da Press Trip nas Montanhas Capixabas, a convite de Bruno Faustino e Júlio Huber da revista Negócio Rural, projeto realizado pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, juntamente com outros jornalistas de todo o Brasil.
A Press Trip ocorreu entre os dias 27 a 30 de novembro. No roteiro visitamos fazendas de café, produtores de queijo, fazendas de morangos, apiário, cervejas artesanais, massas caseiras e um jantar exclusivo no Senac, além de paisagens deslumbrantes, clima agradável e opções de lazer para todos os gostos.
A viagem iniciou com um jantar no restaurante Pedra Bonita em Marechal Floriano, onde fomos recebidos pela equipe do restaurante e do Convention & Visitors Bureau e SEBRAE-ES.
Nossa hospedagem ficou por conta do Hotel Fazenda China Park, localizado em Domingos Martins, fica a 21 km do Parque Estadual da Pedra Azul. O China Park é o maior complexo hoteleiro da região e um dos principais destinos de quem quer visitar as Montanhas Capixabas.
Ainda na cidade de Domingo Martins, conhecemos o agrônomo e apicultor Arno Wieringa do Apiário Florin. Recebemos uma aula sobre as abelhas, a produção de
mel, sustentabilidade e como transformou sua propriedade como o primeiro Apiário no Brasil com Selo de Turismo de Experiência.
A viagem segue entre montanhas e paisagens espetaculares, a próxima parada é na cidade de Afonso Cláudio para um almoço com experiência no restaurante Cantinho da Roça. A chef Marcia Soares nos mostrou a propriedade e deu um show na preparação de massas caseiras para o nosso almoço. A tradição familiar, passada a gerações, trouxe o gostinho de infância com cheiro e sabor da casa de vó.
Seguimos viagem e entramos na rota do Vale do Empoçado, paisagens de tirar o fôlego, lugar para pratica de esportes, caminhadas de contemplação, além de degustação de queijos na Queijaria Quinta do Vale, e terminando no sítio recanto do lago contemplando a natureza e degustando um café produzido na fazenda e pães caseiros, foi um final de tarde espetacular.
Finalizamos o dia com uma aula show do chef Renato e jantar no Senac em Venda Nova. Apreciamos e degustamos produtos que conquistaram a Indicação Geográfica da região: o Socol e o Inhame. Uma verdadeira mistura de sabores e cultura local.
Em Venda Nova do Imigrante fizemos uma imersão nos cafés especiais das Montanhas Capixabas, foi um dia de grandes descobertas sobre o preparo e cultivo do café. A primeira parada foi na fazenda Carnielli, o Lorenzo, um dos proprietários, que faz parte da quarta geração da família, nos mostrou o passo-a-passo para se produzir e preparar um bom café.
Ainda na fazenda, conversamos com o Secretário de Turismo de Brejatuba, Mazinho Fidelis, o qual nos deu uma pequena amostra do maior café coado do Brasil, e finalizou com uma apresentação do grupo de dança de Brejatuba, representando a colheita do café.
A pausa para o almoço foi na cidade de Domingos Martins, fomos conhecer a Cervejaria Deck Beer, recepcionados pela chef Anicele Coradini tivemos uma apresentação exclusiva de chopes artesanais, os quais harmonizaram perfeitamente com petiscos, porções e pratos da casa. Uma experiência única, unindo boa cerveja e boa comida.
Hora de conhecer a história do exclusivo café jacu. Nossa visita à fazenda Camocim, foi rica em história, apresentação e sabor. A fazenda Camocim fabrica o café produzido dos excrementos do pássaro jacu, que segundo o empresário Henrique Sloper a ave, tem como característica de comer somente os melhores grãos de café. No final tivemos uma degustação do café mais caro e exclusivo do Brasil, o Café Jacu.
Continuamos as visitações e não poderíamos fechar a noite de maneira mais especial, chegamos aos Morangos Peterle, e fomos recepcionados por uma mesa linda e farta com produtos feitos à base de morangos. Uma experiência rica em sabores da fazenda.
O último dia nos reservou uma manhã memorável com a família Altoé das Montanhas. Conhecemos a famosa pizza de polenta, idealizada pela família, e nos deliciamos com um café-da-manhã incrível com produtos plantados na fazenda.
Conhecemos a propriedade e seus chalés com uma vista de tirar o fôlego. Para quem deseja descansar, paz e natureza, esse local te oferece tudo isso e um pouco mais. Participaram também do café os produtores do azeite de abacate da fazenda Peterle, e os laticínios da fazenda Valentim, com degustação dos seus produtos para todos que estavam presentes. Toda essa aventura foi guiada por Helina Canal, representante do Agroturismo de Venda Nova do Imigrante.
Visitar as montanhas capixabas é uma oportunidade de se conectar com a natureza, com a beleza das paisagens, de experimentar sabores únicos, conhecer pessoas, famílias que se orgulham do seu trabalho e das suas propriedades. É descobrir o Espírito Santo além das praias e da região costeira.
Ao seguir para as montanhas, descortinam-se novos horizontes de um território ainda pouco explorado e preservado na sua essência. As montanhas do Espírito Santo são mais uma parte de um país tão rico, múltiplo e surpreendente como o Brasil.
Redação: Emanuela Costa
Edição imagens: Ciro Pimentel